"Creia

que o Melhor

de Deus

na Sua Vida

Ainda Esta

por vir!"

NOTICIAS 230.png

Apucarana promove formação continuada dos motoristas,
merendeiras, zeladores, e secretários escolares

Eles acompanharam a palestra ‘Somos todos educadores’, hoje (6), no Cine Teatro Fênix

 

Foto: Josias Pinto (Profeta)

 

Os motoristas, merendeiras, zeladores e secretários escolares da rede municipal apucaranense também estão passando por formação continuada durante a Semana Pedagógica de 2019. Na tarde de hoje (6/2), no Cine Teatro Fênix, eles acompanharam a palestra ‘Somos todos educadores’, ministrada pela MBA em Gestão das Organizações de Ensino e coach educacional Laiz Sousa Beerends.

A Autarquia Municipal de Educação compreende que o professor não é o único agente responsável pela formação do aluno no contexto escolar. “Os demais servidores também são importantes, pois as crianças aprendem observando a forma como eles agem e reagem nas diversas situações do dia-a-dia,” explicou a superintendente geral da AME, Ana Paula Cunha, que representou no ato a secretária Marli Fernandes.

FORMAÇÃO(PROFETA) (6).jpg

 

“A cordialidade que o servidor demonstra para com o próximo, a dedicação ao trabalho, a maneira de dizer sim ou não quando são solicitados, tudo isso é percebido pelas crianças que aprendem rapidamente através do exemplo. Por isso, a formação continuada de todos os funcionários é essencial,” acrescentou o prefeito em exercício Junior da Femac.

Ele também anunciou um reforço na equipe da rede municipal de ensino. “Eu visitei ontem alguns CMEIs e conversei pessoalmente com os servidores. Diante da necessidade apresentada por eles, assumi o compromisso de convocar novos profissionais, aprovados em concurso público, para auxiliá-los em suas funções,” adiantou.  

A secretária municipal de ensino, Marli Fernandes, que se encontra em Brasília para uma reunião no Ministério da Educação, enviou um vídeo aos servidores. “Eu quero deixar registrado o respeito e carinho que sinto por todos da nossa rede. Muito obrigada pelo trabalho de vocês,” disse

Polícia Militar inaugura canil

canil 02.jpg
canil 03.jpg

Solenidade contou com a presença do comandante geral da

Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Matos

 

Foi inaugurado hoje (30) o canil do 10º Batalhão da Polícia Militar (BPM), de Apucarana, em solenidade que contou com a presença do comandante geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Matos. O evento também prestigiado por autoridades municipais, do poder judiciário, promotoria pública, procuradoria do estado, e representantes da sociedade organizada.

O evento foi marcado por agradecimentos a todos que colaboraram na construção do canil. A obra iniciada em meados de 2015 foi custeada pela sociedade civil organizada de Apucarana e região, por empresários, poder judiciário, promotoria pública, conselhos de segurança de Apucarana e Novo Itacolomi, entre outros colaboradores.

Representando na solenidade as mais de 90 pessoas e empresas que colaboraram na construção do canil, o prefeito Junior da Femac, o juiz e direito e diretor do Fórum de Apucarana, Osvaldo Soares Neto, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Apucarana (Conseg), Adilson Luiz Murara, e o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviço de Apucarana, Jaime Leonel, receberam certificado de agradecimento.

 

canil01.jpg

“Esse canil é fruto desse momento de união que nossa cidade vivencia. Os empresários, Polícia Militar, promotores, juízes e prefeitura  se uniram com o objetivo de colocar para funcionar esse aparelho de segurança de grande importância para Apucarana”, disse Junior da Femac, que aproveitou a ocasião para agradecer a trabalho da Polícia Militar nos festejos de aniversário da cidade. “Entre sexta-feira e segunda-feira, passaram mais de 80 mil pessoas pela Praça Rui Barbosa e não tivemos nenhum incidente graças ao trabalho de segurança feito pela Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, sob o comando da Polícia Militar que manteve na praça um caminhão de grandes eventos, com drone, e um efetivo significativo. A família apucaranense pôde comemorar o aniversário da cidade na praça com total sensação de segurança”, observou Junior.

O comandante do 10º BPM, major Roberto Francisco Cardoso, lembrou que o canil vem atender as necessidades tanto dos cães como dos policiais que trabalham com eles. “Temos certeza que estamos no rumo certo com a utilização de cães nas operações policiais militares, prestando assim um serviço de melhor qualidade à população”, afirmou Cardoso.

Destacando que Apucarana vive um nível controlável de criminalidade, o delegado Jacovós citou que a vinda do canil para o 10º BPM aumentou muito apreensão de drogas e centenas de traficantes foram colocados na cadeia. “A vinda do canil foi essencial para os resultados na segurança do município”, avaliou.

Para comandante geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Matos, hoje, numa polícia moderna, a valorização dos cães no suporte as ações policiais é de extrema importância. “É imperativo que nossas atividades operacionais nos batalhões faça uso dos cães. O canil representa uma valorização do policial, do batalhão e o maior beneficiado é a comunidade. Quando temos uma polícia bem preparada, bem equipada, tem uma prestação de serviço melhor para comunidade”, enfatizou.

Representando o poder judiciário, o juiz Osvaldo Soares Neto, destacou a união dos mais variados setores da sociedade apucaranense. “A imagem mais fiel de Apucarana é de união, de espírito empreendedor de todos. Apucarana hoje está unida em torno de um projeto de desenvolvimento que possibilita resultados como deste canil”, exemplificou.

Canil tem 278 m² de área construída

O Canil Setorial do 10º BPM conta com 278 m² de área construída, abrigando 7 baias para os cães, salas de administração, de materiais para treino, de materiais de limpeza, de veterinária, almoxarifado de ração, almoxarifado geral, alojamento e cozinha.

O canil conta com sete cães, quatro da raça Pastor Belga Malinois, um da raça Bloodhound, um Pastor Alemão e um Golden Retriever.

“Santos Dumont” para se tornar colégio militar

 

Instalações da instituição foram vistoriadas nesta quarta-feira (30/01) pelo comandante geral da Polícia Militar do Paraná (PM/PR), coronel Péricles de Matos

 

O Colégio Estadual Alberto Santos Dumont foi sugerido para sediar o primeiro colégio militar da cidade. O pedido de implantação de uma unidade em Apucarana, que segundo o prefeito em exercício Júnior da Femac também é um anseio de grande parte da população, já foi protocolado pela prefeitura junto ao Governo do Paraná. Aproveitando sua estada em Apucarana, quando inaugurou o canil do 10º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (10º BPM), o comandante geral da Polícia Militar do Paraná (PM/PR), coronel Péricles de Matos, aceitou o convite para conhecer as instalações do colégio.

Na ocasião, coronel Péricles afirmou que a solicitação de Apucarana será avaliada assim que o planejamento para a implantação de novas escolas militares for iniciado, com a devida supervisão do governador Ratinho Júnior. “Estou a apenas três semanas à frente do comando geral da PM. A segurança pública é algo bastante complexo e a parte da educação dirigida por militares é apenas um de vários aspectos de um grande planejamento que estamos realinhando juntamente com o governador Ratinho Júnior. Conhecer a estrutura do colégio aqui de Apucarana foi importante, pois para estabelecer um colégio militar em um município levamos em conta inúmeros aspectos técnicos, tais quais vocação local, necessidade, população e número de alunos a serem atendidos”, citou coronel Péricles de Matos, assinalando que o governo também já recebeu solicitações de outras cidades. “Certamente o pedido de Apucarana vai estar na mesa e será apreciado pelo comando e pelo governador em momento oportuno”, explicou o comandante geral da PM/PR. Se for transformado em colégio militar, a instituição passaria a ser dirigida e coordenada por militares, mas manteria o professorado e demais funcionários de carreira da educação estadual.

Uma instituição de grande porte, o “Santos Dumont” pertencente ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana e conta com mais de mil alunos matriculados em turmas nos turnos matutino, vespertinos e noturno. Além do ensino fundamental e o ensino médio, o colégio também oferece atualmente cursos profissionalizantes gratuitos.
Estruturalmente, o colégio conta com 20 salas de aulas cada uma com TV pendrive, ginásio de esportes, quadra de esportes descoberta, biblioteca, laboratório de química e ciências, laboratório de informática, cantina, refeitório, auditório, cozinha e ala administrativa.

“O “Santos Dumont” é um colégio emblemático de Apucarana, localizado bem no centro e temos recebido muitos pedidos da comunidade para que seja transformado em um colégio da Polícia Militar. Há poucos dias estive em Curitiba e oficiei a solicitação junto ao Chefe da Casa Civil, Guto Silva, que já repassou ao governador Ratinho Júnior, e agora já estamos tendo a oportunidade de receber o comandante Péricles de Matos para conhecer de perto a estrutura do local. Tenho a certeza de que está levando uma boa impressão e não tenho dúvidas de que Apucarana será lembrada quando iniciar o planejamento citado”, disse Júnior da Femac, prefeito em exercício Júnior da Femac. De acordo com ele, a instituição continuaria aberta a toda população. “Para cá viriam alunos de toda a cidade, bem como filhos e filhas de militares que desejassem estudar no colégio, que seguiria o rito da polícia militar”, comentou.

colegio militar.jpg

Durante a visita, Júnior esteve acompanhado da esposa Carmen Izquierdo Martins, que foi aluna do Colégio da Polícia Militar de Curitiba. “Tenho dentro de casa relatos da experiência de alguém que estudou em uma instituição da PM e, com base nesse exemplo, só tenho que recomendar e desejar que Apucarana conquiste uma unidade”, disse Júnior. De acordo com ele, uma vez em atividade, o colégio militar seria referência para os demais. “Acredito que seria um referencial, os outros colégios estaduais da cidade iriam ser influenciados, acompanhariam e replicariam as novas práticas no seu dia a dia, em uma corrente do bem”, disse o prefeito em exercício, citando como alguns dos pontos positivos de uma unidade militar a promoção da disciplina entre os alunos, o respeito aos professores e zelo pelo patrimônio público.

Presenças – Além de secretários municipais, acompanharam a visita às dependências do Colégio Estadual Alberto Santos Dumont o comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (10º BPM), Major Roberto Cardoso, e os vereadores Marcos da Vila Reis, Francisley Poim Godoi, Rodolfo Mota, Lucas Leugi e Gentil Pereira.

Shows com Édson e Hudson, e Thaeme e Thiago

são atrações na festa dos 75 anos

A Prefeitura de Apucarana divulgou nesta quarta-feira (16), a programação oficial comemorativa ao aniversário de 75 anos do município. Os principais shows serão com as duplas Édson e Hudson, no dia 27 (domingo), e Thaeme e Thiago, no dia 28 (segunda/feriado). A organização espera público superior a 30 mil pessoas, em cada um dos quatro dias da festa.

 

Além destas atrações nacionais também estão confirmados show com o humorista Paulinho Mixaria, no dia 25, às 20 horas; e no mesmo dia, às 21 horas, apresentação da orquestra sertaneja Facmol, de São Paulo, que é considerada uma das melhores do País.

 

Todas as atrações artísticas estarão concentradas na Praça Rui Barbosa, num palco principal que será instalado em frente à agência do Banco Itaú. E outro palco alternativo, no interior da praça. Neste último, também acontecerão apresentações de músicos locais e regionais.

 

Ao fazer o anúncio da programação, em entrevista coletiva de imprensa, realizada no salão nobre, o prefeito em exercício, Junior da Femac, ressaltou que está sendo preparada uma festa familiar e muito especial para celebrar os 75 anos da nossa Apucarana. “Tudo está sendo planejado com carinho, pensando na segurança, na organização e bom funcionamento das barracas, pois teremos várias atrações acontecendo simultaneamente”, assinalou.

 

Segundo Júnior a Praça Rui Barbosa, no coração da cidade, será o grande palco dos festejos. “Teremos as barracas da praça de alimentação e dois palcos. O principal, para shows nacionais, e outro junto do centro de gastronomia, para shows de artistas locais e regionais. Tudo estrategicamente distribuído na Praça Rui Barbosa”, informou.

 

Conforme prevê o roteiro de eventos, estão confirmadas atividades artísticas, culturais, esportivas, missas e cultos em ação de graças nas diversas igrejas da cidade, passeios turísticos e também inaugurações e autorizações de importantes obras públicas.

 

SHOWS.jpg

Outro evento que marca o aniversário de Apucarana é a tradicional Prova Pedestre 28 de janeiro, que neste ano será realizada no sábado, dia 26, com percurso de 5 km e 10 km, nas principais ruas e avenidas da área central da cidade. Mais de três mil atletas já estão inscritos para a corrida, incluindo pedestrianistas de elite do Brasil, Argentina, Uganda, Quênia e Etiópia.

 

Ministra da Agricultura em Apucarana

Também está inserido na programação um evento do Governo Federal. Trata-se da abertura nacional da colheita de soja da safra 2018/2019, promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Estarão presentes, na Fazenda Ubatuba, entre os distrito de Pirapó e Caixa de São Pedro, a ministra da agricultura, Tereza Cristina e o Governador Ratinho Junior, além de outras autoridades federais e estaduais.

O prefeito em exercício Junior da Femac destaca que a vinda deste importante evento para Apucarana “é fruto do novo momento político-administrativo do Paraná, sob a liderança do governador Ratinho Junior”.

Confira a programação completa, dos eventos alusivos ao aniversário de 75 anos de Apucarana:

 

23/01

Passeio Turístico

Embarque: Praça da Onça

das 14:00h às 17:00h

 

24/01

Passeio Turístico

Embarque: Praça da Onça

das 14:00h às 17:00h

 

24/01

Abertura nacional da Colheita da Soja Brasil Safra 2018/2019 com a presença da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento TEREZA CRISTINA, Governador Ratinho e demais autoridades Estaduais e Nacionais.

Fazenda Ubatuba

08:00h

 

24/01

Visita ao Hospital da Providência Radioterapia, com a presença do Deputado Sérgio Souza e Secretário de Saúde do Estado do Paraná Dr. Beto Preto.

Hospital da Providencia

16:00h

 

24/01

Assinatura Ordem de serviço da Escola do Interlagos, com a presença do Deputado Sérgio Souza e Secretário de Saúde do Estado do Paraná Dr. Beto Preto.

17:00h

 

24/01

Lançamento da Corrida 28 de Janeiro

Auditório da Unimed

19:00h

 

25/01

Passeio Turístico

Embarque: Praça da Onça

das 14:00h às 17:00h

 

25/01

Praça de alimentação e brinquedos

Praça Rui Barbosa

das 18:00h às 23:00h

25/01

Show com humorista Paulinho Mixaria

Praça Rui Barbosa

20:00h às 21:00h

 

25/01

Show FACMOL (Orquestra sertaneja de sopro e percussão)

Praça Rui Barbosa

21:00h

 

26/01

Praça de alimentação e brinquedos

Praça Rui Barbosa

das 16:00h às 23:00h

 

26/01

Aulão de Zumba Master Class

Praça Rui Barbosa

14:00h

 

26/01

Corrida 28 de janeiro

Praça Rui Barbosa (vinteoitinha)

16:00h

 

26/01

Corrida 28 de janeiro

Praça Rui Barbosa (5 km)

19:00h

26/01

Corrida 28 de janeiro

Praça Rui Barbosa (10 Km)

20:15h

26/01

Shows com artistas regionais

Praça Rui Barbosa

das 16:00h às 21:30h

 

26/01

Banda Mour (Londrina)

Praça Rui Barbosa

21:30h

 

27/01

Jogo entre amigos do Apucarana A. C.

Estadio Olimpio Barreto

9:00h

 

27/01

Praça de alimentação e brinquedos

Praça Rui Barbosa

das 11:00h às 24:00h

27/01

Shows com artistas regionais

Praça Rui Barbosa

11:00h às 18:00h

 

27/01

Show Claudio e Lilian

Praça Rui Barbosa

20:30h às 22:00h

 

27/01

Show Edson e Hudson

Praça Rui Barbosa

22:00h às 23:30h

 

28/01

Praça de alimentação e brinquedos

Praça Rui Barbosa

das 11:00h às 22:00h

 

28/01

Shows com artistas regionais

Praça Rui Barbosa

11:00h às 17:00

 

28/01

Show com Thaeme e Thiago

Praça Rui Barbosa

20:30h

 

30/01

Inauguração do Canil da Policia Militar (com a presença do Comandante da Policia Militar)

Batalhão da Policia Militar

10:00h

 

01/02

Almoço com as candidatas da 3ª idade

Adefiap

12:00h

 

02/02

Assinatura da Ordem de Serviço reforma do Cine Teatro Fenix

Cine Teatro Fenix

10:00h

 

08/02

Concurso Miss 3ª Idade

Cine Teatro Fenix

20:00h

Equipes de Base de Arapongas vão participar

da 10º Copa Mercosul de Futebol

As equipes das escolinhas de base de futebol de Arapongas vão inciair as atividades de 2019  durante a participação na 10ª Copa Eco Turística do Mercosul de Futebol, que será realizada na cidade de Rancharia no período de 16 a 22 de janeiro. O evento este ano contará com a participação de 124 equipesde todo o Brasil e do Paraguai, divididos em nove categorias diferentes.

Tradicionalmente conhecido por revelar atletas para clubes profissionais, é considerada uma das mais importantes competições de base, além do alto nível das equipes participantes.

Arapongas participa com as categorias Sub 13 (nascidos em 2006/2007) e Sub 15 (nascidos em 2004/2003) sob os cuidados do técnico Bigu (Luiz Antônio Balbino), auxiliar técnico José Guilherme Dias de Brito e do preparador físicoWesley de Brito Dutra.

Segundo o secretário de esporte Altair Sartori, as equipes são compostas por atletas araponguenses, jogadores formados através das escolinhas de iniciação esportiva ofertadas pela Prefeitura do Município de Arapongas, através da Secretaria de Esporte.

“Visamos através dos projetos esportivos, dar uma melhor qualidade de vida, socialização e um futuro melhor para estas crianças, a participação destes talentos em um evento deste nível vem de encontro as nossas expectativas de valorizar e investir em nosso esporte de base, além de dar a oportunidade de quem sabe um dia algum destes atletas seguir na carreira profissional”, disse.

ESPORTE.jpg

Polícia militar prende homem com identidade falsa e com mandado de prisão em aberto

Durante patrulhamento no final da tarde desta quarta feira a Policia militar encontrou um homem, que com aproximação da policia ficou muito nervoso, desta forma, fora dado voz de abordagem a ele. O abordado em primeiro momento se identifico como sendo Fabio Pachin de Lima, porém, não sabia sua data de nascimento e assim, aumento o nervosismo e não conseguia mas repassar dados referente ao nome.

Em consulta no sistema celepar, constatou que o abordado seria Bruno Cesar de Lima, o qual, consta o mandado de prisão em aberto, expedido pela Dra. Ornela Castanho, Juiza da Vara de Familia e sucessões da Comarca de Apucarana.

Diante dos fatos, fora dado voz de prisão a Bruno por falsa identidade e Dado cumprimento ao seu mandado de prisão encaminhando-o a 17 SDP de Apucarana para os procedimentos cabíveis.

MANDADO 16-01-.jpg

Nesta terça-feira (15), em patrulhamento no Residencial Ouro Fino, em Apucarana a equipe da Rocam prendeu Talles Rafael de Souza de 22 anos.

O local na Rua Alice Ribas, no Residencial Residencial Ouro Fino, em Apucarana, já é conhecido pela Policia Militar como comercio de drogas. Em patrulhamento pelo local, os elementos que estavam na frente da casa avistaram a viatura, dois deles saíram correndo, sendo dada voz de abordagem e não sendo acatando a ordem.

Os policiais abordaram um dos indivíduos ainda na calçada identificado como André, que se encontra em monitoração através de tornozeleira eletrônica. O outro foi acompanhado pela equipe e foi abordado no quintal, atrás da residência, próximo a um galinheiro, sendo identificado como Talles Rafael de Souza de 22 anos, que possui diversas passagens pela policia.

Em revista pessoal nada foi localizado, porém ao ser questionado se este morava no local, ele informou que não. Com autorização da proprietária da casa foi feita buscas pelo quintal, onde foi encontrado invólucro plástico caído no chão do lado onde ele foi abordado, constatando se tratar de substancia análoga a maconha, que posteriormente pesada informou a quantia de 65,0 gramas, que Talles não soube explicar a procedência.

Diante dos fatos Talles Rafael de Souza foi juntamente com a referida substância encaminhados para a 17 SDP de Apucarana para as providências cabíveis perante a lei.

 

Equipe da Rocam prende
jovem com drogas

 

drogas 15001-2.jpg

Number One entrega mais de meia tonelada de Alimentos no Lar São vicente de Paula


Na tarde desta terça-feira(06) de novembro a Equipe da Number One esteve presente no Lar São Vicente de Paula, para faze a entrega dos alimentos arrecadados na Festa Flash Back Number One, realizada no útimo sábado dia 03 de novembr na ACEA.

Forram arrecadado 551 quilos de alimentos, 65 litros de leite e 28 litros de óleo, sendo doados 500 quilos ao Lar São Vicente de Paula e 51 quilos na APAE (a APAE entra em férias em dezembro por isso menos alimentos)..

A equipe da Number One agradece a todos que ajudaram na doação dos alimentos e pede para que quem puder ajudar o Lar São Vicente de Paula, podem trazer diretamente no Lar São Vicente.

asilo0026.jpg